top of page
 DESIGN 
 DESIGN 
Se formos procurar o significado da palavra design no dicionário Oxford, encontraremos:
No dicionário de Cambridge (inglês-inglês), uma das definições apresentadas para design é (em tradução livre):
“a concepção de um produto (máquina, utensílio, mobiliário, embalagem, publicação etc.), especialmente no que se refere à sua forma física e funcionalidade.”
“um desenho ou um conjunto de desenhos mostrando como um edifício ou um produto deve ser construído, como ele irá funcionar e como irá ficar (visualmente)”
Precisamos lembrar que essa é uma palavra apropriada da língua inglesa, que por sua vez tem a mesma origem etimológica que desenho, conforme apresentou Gil Tokio em sua dissertação “Sobre desenho”.
No português, entretanto, geralmente usamos a palavra projeto para essa definição, e o design passou a se referir a:
atuação profissional do designer
design de interiores
Voltando ao por que decidimos inserir a discussão nesse trabalho, essa introdução teve a intenção de demonstrar que os cursos de design e arquitetura e urbanismo têm mais em comum do que compartilhar um prédio (no caso da EAD UFMG).
 
Temos muito o que aprender com o design, e são aprendizados que poderiam contribuir muito para nossa prática profissional e para a qualidade da arquitetura que estamos produzindo.
Não é raro falarmos apenas do design gráfico, por ser o campo mais conectado com a arquitetura e com as novas mídias digitais. Afinal, além do conhecimento nos softwares de arquitetura, atualmente também é praticamente um requisito o conhecimento e certo domínio de programas de editoração eletrônica (ei, pacote Adobe!), principalmente na graduação.
E quando falamos em design, geralmente a associação primeira é com questões estéticas e artísticas, com o apelo visual principalmente associado aos desenhos de processo e de apresentação.
 
Mas não apenas isso, o design traz princípios e práticas com que devemos lidar diariamente, muitas vezes sem saber com o que realmente estamos lidando.
 02:16 
uso RGB, CMYK ou HEX?
o que é DPI e PPI?
Quais cores escolher? O que é psicologia das cores?
Qual fonte usar? Qual alinhamento escolher para o texto?
Como apresentar o projeto a partir de composição, narrativa, hierarquia?
O livro “Curso de Design Gráfico” traz um apanhado geral do tema. Usando a divisão dos capítulos do livro, apresentamos abaixo alguns tópicos que se relacionam diretamente com a prática arquitetônica.
Não aprofundaremos em nenhuma questão pois, como já falamos, esse não é o foco do trabalho, e sim apresentar a relação entre os campos e a relevância de explorar mais tal conexão.
PESQUISAS E CONCEITOS
Teorias da imagem e do texto (Retórica, semiótica, didática, poética...)
Públicos e mercados
FUNDAMENTOS DE COMPOSIÇÃO
Forma e espaço
Simetria / assimetria
Layout (organização dos elementos, diagramação)
Tamanho e formato
Proximidade, alinhamento, ritmo e contraste
Identidade e sistemas expandidos
Fotografia e ilustração
FUNDAMENTOS DE TIPOGRAFIA
Compreensão e seleção de fontes

Espaçamento
 
Legibilidade e visibilidade
 
Ênfase e hierarquia
 
O texto como imagem
PRODUÇÃO GRÁFICA E APRESENTAÇÕES
Preparar o arquivo para impressão

Criar uma apresentação convincente
 
Tipos e acabamentos de papel
 
Impressão de cores
 
Mídias impressas e impressão digital
 
Prova de cor e prova de impressão
FUNDAMENTOS DE COR
Terminologia da cor

Legibilidade, contraste e harmonia das cores
 
Associações de cores e paletas
 
A cor como informação
OUTROS
Ferramentas e tecnologias: os programas de editoração eletrônica
WEB e interatividade
Portfólio
Ao perguntarmos a alguns alunos sobre o tema, observamos percepções variadas:
 01:09 
 05:12 
 01:20 
 00:31 
A partir da conversa sobre como o design permeia as nossas experiências enquanto alunos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, podemos perceber que
para além da influência estética, os conhecimentos relacionados a este campo favorecem os processos de projetação, pois durante estes processos somos estimulados constantemente a expor e comunicar graficamente nossas ideias. 
Ao passo que estabelecemos canais de comunicação baseados no desenho, lançamos mão de estratégias associadas aos princípios e práticas do design. Sendo assim, acreditamos que a abordagem e discussão sobre os mesmos associada à experimentação impacta positivamente a nossa capacidade de expressão pessoal.
  • Instagram
Arquitetura e Urbanismo - UFMG    |    Trabalho de Conclusão de Curso    |    Alice Neves e Scheilla Exupéry     |     2020-2021
bottom of page